domingo, 19 de setembro de 2010

Abandono

-Bom dia José, sente-se.

-Obrigado.

-Você sabe porquê está aqui José?

-Eu não sei nem quem é você.

-Eu sou sua consciência José.

-Que coisa.Eu achava que minha consciência seria mais bonita;tipo loira assim, gostosa e meio maliciosa, acho que errei.

-Minha aparência não é das melhores, José, porquê sou muito vendida.Engordei um pouco nestes tempo de preocupações e contas atrasadas.E não é da sua conta se eu sou morena.Ou loura.

-O seu português pelo menos é muito bom, melhor do que o meu.Como é que pode?

-É sobre isso que nós vamos conversar hoje.

-O meu português?

-Não José, sobre o fato de você não ter aprendido nada durante sua penosa educação, apesar de ter contato com tudo aquilo.

-Quer dizer, a gente vai conversar sobre eu ter me fodido na escola?

-Também.

-O que mais além disso?

-A sua BURRICE José.

-Burro, eu?

-Acredite em mim, eu vivo dentro da sua cabeça.

-E o quê você vai fazer pra mudar isso?

-Eu, nada, não se pode mudar as conseqüências de maus governantes, sociedades apodrecidas e péssimas escolhas pessoais.Eu não vou mudar você.

-Então? A gente só vai bater papo, assim sem mais nem menos?

-Não José, eu estou aqui para comunicar minha demissão.

-Epa, peraí, você pode fazer isso?

-Você se surpreenderia em saber as coisas que posso fazer, e mais até das coisas que já fiz em sua cabeça.

-Tá, agora eu tô com um pouco de medo.

-Não precisa ter medo José, muitos já passaram por onde você se encontra.

-Como você sabe, se é só minha consciência? Isso não é meio que uma-pra-cada-um?

-Você quer dizer pessoal.E sim, cada um tem uma, mas nós nos comunicamos, nunca ouviu falar em consciência universal?

-Tá, calma lá que isso tá COMPLICADO PRA BURRO.Como eu vou me virar sem consciência?

-José, José, quantos homens você já conheceu sem consciência alguma?Ladrões, cafajestes, chefes de família, policiais, médicos, políticos e os piores deles: aqueles que são a mistura de vários tipos.

-Se você é tão esperta assim, pra onde você vai?

-Você já ouviu falar em física quântica, raios cósmicos?

-Eu nem sei como VOCÊ já ouviu falar nisso.

-É, você vai se dar bem José.Vai se encaixar direitinho no meio do resto deles.

-Eu posso te impedir?

-Não José, essa decisão foi tomada sem seu consentimento, como milhares de outras que o resto do mundo toma por você.

-Ei, peraí, eu tô ferrado!

-Até mais José, qualquer dia eu apareço para te fazer cometer suicídio.Aproveite até lá.

José pegou o carro, foi até uma padaria, comprou um litro de cachaça e seguiu bebendo até em casa.Aquilo se tornou um hábito, beber e não fazer nada.Também se tornou um hábito não permanecer em qualquer emprego por mais de quatro meses.Outro hábito de José era bater em prostitutas pagas para preencher um vazio que ele não sabia a razão, mas suspeitava.Começou também a aplicar pequenos golpes como se dizer eletricista e entrar nas casas alheias para furtar pequenos objetos sem muito valor como copos, panos de prato, bonés e perfumes baratos.

E no seu íntimo José ria da sua conversa antiga com sua consciência, ele havia se safado.Estava bem, afinal quem não faz um malfeito de vez em quando?Mas ele parecia até gostar da coisa.Ora, se eles estão aí com suas vidas feitas, nada mais justo do que eu mostrar a eles um pouco de dor, certo?E José sorria, os olhos pequenos na face tosca, uns olhos de criança que ainda não conhece a realidade.

Epílogo

Homem, 52 anos, encontrado morto com ferimento por arma de fogo na região temporal direita em residência de aluguel.Aparente suicídio.O dono do imóvel afirma que o locatário era um homem quieto que bebia muito nos finais de semana e tinha múltiplos empregos, aparecia pouco no imóvel e sempre pagava em dia, apesar de já ter pago o aluguel em espécie (relógios, perfumes, jóias).

Ao lado do corpo, foi encontrada a seguinte nota transcrita pelo perito:

“Eu sabia que ela ia voltar, a maldita.E continua morena.Que merda, eu que sempre gostei mais das loiras.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário